quarta-feira, 9 de junho de 2010

Jesus Cristo

“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”
Filipenses 3.14

O evangelista é CRISTO-CÊNTRICO, ou seja, vive por Ele, para Ele e através dEle.
“Não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo, dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro”. (Cl 1.9b-23).
A vida do evangelista deve estar centrada nEle porque não existe verdadeira mensagem, seja de salvação, de cura, de batismo no Espírito Santo ou qualquer outra mensagem, sem que se pregue Jesus Cristo como centro da mesma. Mas sua vida não somente é centrada em Cristo como também é plena da própria Vida de Jesus. Ele prega um Cristo que em sua vida já foi experimentado. Ele prega um Cristo Vivo que o envolve de Sua plenitude.

Jesus Cristo é o alvo da perfeição para o evangelista.
Por que este ministro especial do evangelho é um dom do Espírito colocado na Igreja para levar os santos à Estatura de varão perfeito, que é Cristo (Ef 4.11-13). Jesus é o exemplo de abnegação e dedicação ao trabalho. A principal razão, o princípio, meio e fim do evangelismo, o alvo do evangelista, o centro de tudo é: JESUS CRISTO DE NAZARÉ. Jesus Cristo, o verdadeiro e único exemplo de um completo evangelista. “Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” (1Pe 2.21); “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou” (1Jo 2.6). Empoeirou os pés, queimou a pele, suou a roupa e fez muito mais para anunciar as Boas-Novas do Reino. Ninguém teve pés tão formosos (Is 52.7). Ele era e é o Amor em forma de Homem.

Jesus é a mensagem do evangelista:
“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68) Ele tem a mensagem; “mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos” (1Co 1.23); “E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo” (At 8.5) Ele é a mensagem. A mensagem pode começar, na contextualização, nas necessidades do perdido, nos seus anseios ou em qualquer outro assunto, mas, esta sempre irá terminar na cruz de Cristo. Sempre conduzirá a Cristo. Ele é o centro da mensagem do evangelista porque é a Palavra Viva de Deus, o Verbo encarnado do Altíssimo.

Ele quem faz a escolha ou CHAMADO:
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...” (Jo 15.16a). “Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã” (1Co 1.17).

É Ele quem primeiro tem um compromisso com o evangelista:
“E eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos” (Mateus 28.20b); “Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade” (2Ts 2.13); “Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno” (2Ts 3.3); “retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu” (Hb 10.23).

É Ele quem capacita e prepara para a obra:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28), este alívio e descanso também o é ministerialmente, lembre-se disso! “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.14) “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (Jo 6.51) para quê uma fonte que jorra para a vida eterna e um pão que nos faz viver, senão para saciar a sede espiritual do mundo? “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos” (Jo 10.28). “E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16.19). “Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lc 10.19).

É Ele quem nos comissiona:
“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (Jo 17.18). É pessoal e intransferível o chamado e a missão que nos deu. É como se estas palavras ardessem nos evangelistas pois eles as ouviram diretamente da boca do Mestre.

É a Vida do evangelista:
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer” (Jo 15.1-5). “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2.20).

Ele é o centro das relações do evangelista:
“Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15.9-12).

Ele é o motivo da obra:
A visão da obra não é alcançada observando a mesma, mas não tirando os olhos de Cristo e recebendo revelação dEle. É olhando para Cristo que sentimos o desejo de sofrer e vencer para Sua glória: “E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome” (At 9.16); “E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal” (2Co 4.11); “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte” (2Co 12.10); “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele” (Fp 1.29); “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram” (2Co 5.14).
O desejo de Deus é que nossos corações e mentes sejam como os de Jesus: “Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus” Romanos 15.5; “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2.5). E que possamos pedir com insistência que haja em nós uma porção dobrada de Seu espírito (ânimo, índole).
Nunca se falará o suficiente sobre Jesus e as maravilhas de Sua pessoa e obra, tanto nos evangelhos como em nossas próprias vidas. Contudo, há algo que é extremamente necessário que todo evangelista, ministro, crente em Jesus ou ateu devem saber: A verdadeira vida de vitória não começa com Cristo, mas a vida vitoriosa esta em Cristo. Jesus Cristo não deve ser apenas comentado ou pregado, Ele deve ser vivido, e de maneira plena.
Viva Jesus Cristo, viva com Jesus Cristo. Viva em Jesus Cristo. Deixe-O inundar sua vida com a Vida Abundante de Deus.
“Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão” (Hb 3.1).
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente” (Hb 13.8).

Nenhum comentário: