quinta-feira, 10 de junho de 2010

Apêndice

A Unção


“O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes”
Isaías 61.1, 2


Certa vez, ouvi alguém comentar: ‘Minha obrigação é pregar o Evangelho, mas, a partir daí, a responsabilidade é de quem ouve!’ Ou: ‘Já preguei, minha parte eu já fiz!’ Estas pessoas parecem jogar pedra na janela e mesmo não acertando querem que o vidro se quebre. A Palavra de Deus diz: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente; e maldito aquele que preserva a sua espada do sangue” (Jr 48.10). A fraude aqui se caracteriza pela confiança nas próprias obras—não se busca a direção e o poder de Deus para a mensagem e a ministração. A confiança está na própria capacidade ou nos tesouros pessoais—as bagagens espirituais quando se é preciso improvisar uma mensagem. Tenho visto pessoas pregarem por horas a fio sem mencionar a Palavra de Deus, ou o nome de Jesus. Pessoas que falam de si mesmas e de sua própria fé ou capacidade. Alguns irmãos confundem oratória (a arte de falar bem em público) com pregação (transmitir a Palavra viva de Deus).
A pregação sem unção divina é a perdição do mundo. O Evangelho sem unção não passa de notícia sem sentido. Não transforma e nem dá vida ao perdido. Pregar sem unção é dizer ao pecador que ele está indo ao inferno em tom de brincadeira. Quando se prega desta maneira não se está semeando a Palavra, como alguns pensam, mas endurecendo os corações dos ouvintes. É oferecer cristianismo no lugar de oferecer um Cristo Vivo.
A pregação ungida, pelo contrário, é o verdadeiro Evangelho. É Boas-Novas de Salvação em Cristo Jesus, é libertação, cura, sinais e maravilhas. É a Palavra explodindo no coração dos homens, transformando-os para sempre. Esta pregação só provoca dois tipos de reação nos ouvintes: Aceitação ou rejeição. Não há indiferença à pregação ungida com Espírito Santo e poder.
O que é a unção e por que precisamos dela?
A unção é a confirmação do Senhor de que Ele nos enviou. Marcos nos diz que “e eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram” (Mc 16.20). A unção é o revestimento de poder para o serviço. Sem unção é impossível cumprir os propósitos divinos na evangelização dos povos. Paulo declarou que não cumpria seu ministério trazendo palavras de persuasão, mas que, trazia o evangelho com demonstração de poder. Esta demonstração de poder não é para fazer com que as pessoas creiam em Deus, mas que creiam que fomos enviados. Não podemos quebrar o poder das trevas, que cega as pessoas, sem a unção de Deus. “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção” (Is 10.27).

O Poder de Deus para a Salvação


“Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...”
Romanos 1.16

O que é o Evangelho? Quais são as Boas-Novas do Reino? Saber responder adequadamente a estas perguntas pode ser a diferença entre ganhar ou não o mundo. Por que somos tão tímidos? Os crentes não ganham o mundo por uma única razão: Eles não querem. É a única explicação para tamanha luta que temos para ganhar o mundo. Podemos! Se quisermos.
O Evangelho é a boa notícia que Deus, através do sacrifício de Jesus Cristo, nos dá gratuitamente a Salvação de nossas almas do inferno e uma herança com Cristo na glória do mundo porvir.
Há muitas pessoas que têm afirmado que foram ou tiveram uma visão do inferno. Só posso crer nessas pessoas se vir nelas um zelo fora do comum para salvar as pessoas, principalmente, seus entes queridos. Se não têm este zelo, ou não pregam com extrema gravidade: ou não foram ao inferno ou eles mesmos não creram que era real. Como pode alguém ter visto a condenação a sair mundo afora pregando deixando para trás filhos, esposa, pais e amigos sem saber que sem Jesus eles irão para lá?
Temos que crer no que a Bíblia diz. Jesus é O Único e exclusivo caminho pelo qual nos chegamos a Deus e o Seu nome é o único pelo qual importa que sejamos salvos. Os adeptos de outras religiões, principalmente os do candomblé (alguns até nem tomam banho por causa dos votos) quando convidados para visitar uma casa, seja rica ou pobre aquela casa, eles se sentem à vontade e vão à visita num espírito de verdadeira conquista. Eles costumam falar das coisas como se todos cressem exatamente como eles. ‘Isto é encosto ou olho gordo’, ‘são maus fluídos na casa’, ‘estão precisando de meditação’, etc. Como é que os crentes em geral dizem? ‘Desculpe minha maneira de crer, mas eu acho que pode ser um demônio ou talvez tal e tal...’; ‘eu não sei o que vocês crêem mas acho que...’ Temos medo de ferir as pessoas quando sabemos que estão indo a passos largos para o inferno?
Por que é que nós, conhecedores da Verdade Viva que é Jesus, fazemos tanto rodeio para dizer às pessoas que Jesus Cristo é a resposta para todos os assuntos da vida? Por que temos medo de ofender quando o que estamos falando é a única verdade libertadora? Declaremos como Paulo “Não me envergonho do Evangelho”. “E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.” (Lc 12.8, 9). Não há porque se envergonhar, pois não há salvação em nenhum outro. Quando não temos temor de confessar o que cremos, nem nos envergonhamos de declarar as verdades do Evangelho, não perdemos tempo discutindo: “Vem e vê” é o convite do crente.

Você tem certeza que não foi chamado por Deus?

Se você está vivo em Cristo, então, alguma coisa você DEVE fazer. Se está no Corpo de Cristo, com certeza, você tem uma função específica a desempenhar. A todos foi dado uma mina ou um talento. E a sua onde está? Faça algo por você, por sua família., pela igreja, pelo mundo, pelo Amor de Deus (há motivo maior que este?). Como dito antes, sustente os obreiros do Senhor com suas orações, com ânimo, com cooperação, com suas ofertas. Não deixe que homens e mulheres, chamados por Deus ao ministério, se voltem para o trabalho secular por não terem sustento. “Também entendi que o quinhão dos levitas se lhes não dava, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra” (Ne 13.10). Assim como aconteceu no passado tem sucedido em nosso dias. (1Co 9.6-14; Mt 25.31-46).

 

Você foi chamado por Deus e não sabe como começar?

Faça depressa a sua obra! Agrade ao seu Senhor. Esqueça os métodos, os esquemas e os livros (como fonte para fazer evangelismo) como este que você está lendo, busque diretamente de Deus, pela Palavra e pela oração, a direção e o método divino. Seja Homem de Deus! seja mais que o servo inútil que só faz o que lhe mandam. Não espere ser reconhecido como Evangelista. Não espere pela carteirinha de ministro. Transforme vidas!

Sou evangelista, prego muito, mas não ganho uma alma para Cristo.
Você está pregando a mensagem errada. É provável que muitas pessoas não vieram à salvação porque nosso pregadores não se fizeram entender. Ou não pregaram a mensagem de salvação. Há um modismo entre os pregadores hoje em dia que é o de pregar ‘bonito’. Sem ofensas ou polêmicas. Este modismo diz que é feio pregar contra o pecado diretamente: ‘Se estiver pregando para prostitutos fale sobre o pecado da incredulidade, etc.’
Você está pregando no lugar errado. Um evangelista foi convidado para pregar num congresso de ministros e pastores e após sua mensagem, insistiu inutilmente durante meia hora para que alguém aceitasse a Jesus. Não havia uma pessoa ali que precisasse aceitar a Jesus porque já o haviam feito. Certa feita um pastor pregava em sua igreja local quando afirmou que naquela noite, no culto, nenhum paralítico andaria. Após alguns protestos todos concordaram com ele. Motivo: não havia na congregação naquela noite um paralítico sequer. Quer ganhar almas? Pregue onde há pessoas sem salvação.

O que fazer quando não temos certeza do nosso chamado? Você ainda não sabe se foi chamado por Deus para a obra de ganhar almas?
Entregue-se novamente com todo o seu ser para o Senhor o use como for da Sua vontade. Pergunte ao Senhor da Seara o que Ele quer que você faça. “Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes” (Jr 33.3). Ore, dizendo: “...Fala, porque o teu servo ouve” (1Sm 3.10). Busque ao Senhor com ânimo para servi-lo e as promessas de Sua palavra aos fiéis vão se cumprir em sua vida. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55.8, 9). “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Os 6.3). “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos” (Sl 32.8).
“Freqüentemente ouço pessoas dizerem que desejam sair e ministrar, mas que estão esperando em Deus. Desde o Pentecostes não esperamos mais em Deus é Ele que está esperando que nós façamos nossa parte. Creio muito na oração e intercessão, mas, se ninguém sai e pega para as pessoas que Jesus morreu por elas, ainda assim irão ao inferno.” [Reinhard Bonnke, numa pregação em 1998 no Texas, EUA.] Jesus não espera que você saiba qual é o seu chamado ou qual a área onde vai trabalhar. Ele quer que você saia e pregue a Palavra aos perdidos. “Enquanto ides...” e não “se ides...” A resposta à pergunta acima é: Saia pelas ruas e pregue a Palavra, ganhe almas e diga não à timidez e à covardia.

Por que o Brasil tem produzido poucos evangelistas de renome?

Temos ouvido falar desde 1989 que Deus está tratando com a América do Sul e principalmente com o Brasil no que concerne à conquista do mundo para Cristo. Espera-se que o Brasil produza evangelistas locais, nacionais e internacionais. Mas por que não vemos grandes evangelistas brasileiros. Não faria justiça se citasse nomes, pois sei que no Brasil há muitos homens e mulheres valorosos evangelistas. Mas pelo tamanho da obra no nosso país é pouco o número de evangelistas de renome. Quando há um grande evangelista geralmente ele está restrito a uma denominação ou grupo fechado. Mas por que as pequenas igrejas têm produzido poucos grandes evangelistas, mesmo tendo obreiros promissores?
Por causa do testemunho fraco com a família. Geralmente o evangelista está preocupado em ‘fazer seu show’ e não tem dedicado-se devidamente à sua família. Ou, o que é pior ainda, dentro de casa não são tão piedosos como na igreja, endurecendo os corações daqueles que convivem todos os dias com ele. Quando estes obreiros começam a crescer no ministério geralmente aí se dão conta do quanto é penoso ser ministro do evangelho e ter uma família longe do mesmo. Enquanto Deus está tratando com você quanto ao ministério, dedique-se à conquista de sua família. Cuide de sua esposa, filhos, mãe, pai ou outro parente como se fossem as únicas almas que você precisa conquistar para cumprir seu ministério.
Por causa do testemunho na igreja local. Vejo sempre alguns evangelistas que se você os vir pregando nas ruas ou nos púlpitos você dirá que a igreja onde eles congregam deve ser cheia e abençoada. Mas na realidade estes evangelistas são bons fora de suas igrejas locais. Não gostam de se sujeitar ao pastor ou ao ministério local. Pregam e fazem a glória de Deus descer, a não ser em suas próprias igrejas, onde não freqüentam e não dão as caras regularmente. Se você quiser ser um grande evangelista invista primeiramente em sua igreja local. Ganhe almas com o apoio de seu pastor e com certeza seu ministério vai ser confirmado com muitas almas desde o nascedouro.
Por causa da falta de vigilância e de caráter. Uma das maiores tragédias que tem acontecido nas fileiras do ministério é o péssimo testemunho que muitos evangelistas dão após o término dos trabalhos. Quando vão visitar os filhos na fé, costumam brincar com a fé do povo o a brincar com os próprios limites dando lugar à carne. Quantos evangelistas não podem pregar mais porque suas ex-namoradas agora congregam na mesma igreja que eles? Ou porque seu vizinho está visitando a igreja eles pedem ao pastor para por outro pregador em seu lugar? Jesus disse: uma coisa digo a todos: vigiai! Infelizmente há evangelistas que pensam que foram vacinados contra o pecado e brincam com o mesmo até caírem ou quando não, até outros caírem.

O inferno existe mesmo?

Creio que muitos pregadores e líderes cristãos não têm certeza da resposta. Durante vários grandes avivamentos do passado a pregação recorrente era fugir da condenação. O tema mais ventilado por Jesus era este. A discussão não deveria girar em torno de detalhes como: onde é o inferno? Como é que é? É quente? É para sempre? A verdade é que o inferno é inferno pela ausência de Deus. Quando Jesus agonizava no Jardim do Getsêmani seu temor não era a cruz, como muitos pensam, ou a dor e sofrimento que estava por passar. Jesus sabia que quando Ele assumisse nossos pecados na cruz, esses pecados fariam a separação (morte) dele e de Deus. Devemos temer e ensinar as pessoas a temerem também a separação eterna de Deus. O inferno existe, é real e terrível. As pessoas têm que saber disto! O inferno não foi criado para o homem: “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41). façamos nossa parte como filhos da luz: “guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne” (Jd 1.21-23 RA). 

Nenhum comentário: