Pos-encontro

INFORMAÇÕES GERAIS - PÓS-ENCONTRO
Download do pdf deste texto 
O que é o Pós-Encontro?
— No Encontro as pessoas são profundamente tocadas e tratadas com o que o Senhor ministra às suas vidas. O Pós-Encontro visa solidificar o ensino e a experiência vivida durante o Encontro. Daí porque é imprescindível que todas as pessoas que foram ao Encontro passem pelo Pós. Aliás, essa é mais uma das regras básicas e inegociáveis da Visão.
—O Pós-Encontro é uma série de quatro reuniões, com a duração de uma hora cada, que deve ser minis­trada semanalmente, de preferência durante 4 semanas. Como o nome sugere, essas ministrações devem acontecer sempre após o Encontro. Pode também acontecer em duas reuniões com 2 horas de duração, a cada semana. Em casos especiais, principalmente quando se trata de Encontros com Pastores e Líderes eclesiásticos vindos de longe do local onde se realizam os retiros, tanto o Pré quanto o Pós-Encontro podem ser realizados de forma mais intensiva. Devemos ser flexíveis sem sermos relapsos. O principal nessa questão é que se mantenha a legalidade e não se quebre nenhum princípio da Visão.
O Propósito ou finalidade do Pós-Encontro:
— Á principal finalidade do pós, além do que já dissemos acima é:
— Fortalecer o novo convertido ou o líder para prosseguir sua jornada.
—Consolidar de forma segura aqueles que foram tratados no encontro mas não se tornaram "impecáveis" ou "infalíveis". Eles devem saber muito bem que, mesmo tratados e curados pelo Senhor, a luta continua e o inimigo não dá trégua.
— Solidificar a decisão e o propósito de cada encontrista de permanecer fiel ao Senhor, dedicar-se à conquista de almas, começando com o alvo de ganhar três pessoas (conforme o que foi estabelecido ainda no Encontro) e continuando com a família, amigos e depois... o mundo.
— Implantar a Visão na sua totalidade, de forma que ela se estabeleça na vida da igreja toda de forma efetiva, produzindo fruto evidente, não apenas na quantidade, mas, principalmente, na qualidade, afetando de forma visível o modus vivendi de cada cristão.
— Reafirmar a posição do novo convertido no corpo de Cristo (tanto na igreja quanto "nas regiões celestiais" (onde com ele estamos assentados), principalmente através da conscientização da Palavra e de uma arrancada mais vigorosa na caminhada cristã.
— Estimular a comunhão entre os irmãos, a oração coletiva na igreja e o desafio de se envolverem imediatamente numa Célula de Multiplicação e, a seguir, em um grupo de edificação (no nosso G-12), no Discipulado.
— Alertar de maneira mais séria o novo convertido para os ataques e contra-ataques que o inimigo certamente lançará.
No Pós-Encontro, o Preletor deve:
— Estabelecer uma forte cobertura espiritual sobre a vida de todos os encontristas, promovendo momen­tos de oração em pequenos grupos (3 ou 4 pessoas), unção com óleo e oração com imposição de mãos (conforme determina a Escritura). O encontrista deve estar bem conscientizado da bondade e misericór­dia de Deus. Deve ser fortalecido na sua fé, preparado e bem avisado para "não dar lugar ao diabo" nem acreditar nas armadilhas que ele arma tentando desencorajar e até levar a pessoa a "crer ao contrário", isto é, a duvidar de que o que aconteceu durante o Encontro é real. Cada encontrista deve ser então bem alertado para "as astutas ciladas do diabo" (Ef 6:11-18; Marcos 3:27). Ensinar sobre submissão, unção e vida de Deus nessa nova fase (Atos 20:24). Incentivar e encaminhar o encontrista a fazer a Escola de Lideres.
Organização:
— Observe para a organização do Pós-Encontro os mesmos requisitos do Pré, principalmente a questão de uma séria cobertura espiritual e acompanhamento de intercessores.
O mesmo local usado para o Pré-Encontro pode ser utilizado para o Pós.
O Preletor bem como toda a equipe devem ser escalados com bastante antecedência.




A IMPORTÂNCIA DO PÓS-ENCONTRO
Textos: Mateus 4; IPedro  5.8


Informações para o Ministrador
— Mencionar testemunhos positivos e alertar os discípulos a permanecer atentos e a entenderem que o adversário tentará usar todas as armas que tiverem ao seu alcance, incluindo pessoas da família, os amigos, colegas de trabalhos, etc.
CONSCIENTIZANDO O REBANHO: Tudo o que Deus fez em minha vida, durante o Encontro tem caráter profundamente espiritual e atrai o contra-ataque do inimigo (declarar com todos ).
— Após o Encontro, o inimigo tentará intimidar e afastar você da presença de Deus. Satanás armará situações para tentar nos derrotar. O que devemos fazer, então? Como reagiremos? Precisamos entender que estamos em guerra espiritual e temos que resistir e vencer o inimigo. Os contra-ataques são inevitá­veis, por isso devemos estar revestidos das armas da luz e em constante vigilância.
— Durante o Encontro, Deus começou uma obra maravilhosa e específica na sua vida. Isto foi um golpe no reino de Satanás, pois ele sabe que perdeu mais uma batalha na sua vida. E, porque estamos numa guerra, o reino das trevas está preparando um contra-ataque. Por esse motivo, você deve participar do Pós-Encontro, para receber instruções de como vencer o contra-ataque do Diabo e permanecer firme na presença de Deus (Efésios 6.13).
l. O CONTRA ATAQUE DO INIMIGO
— Nós não somos ingênuos. Jesus advertiu que os filhos das trevas são mais sábios que os filhos da luz. Essa advertência deixa claro que o Senhor queria que soubéssemos das intenções de Satanás de enganar até os escolhidos, se possível...
l.— De onde vem o contra-ataque ?
1.1.— Satanás vai tentar entrar através de áreas da sua vida, onde antes ele lhe venceu. Satanás utilizará as áreas de fragilidade da nossa alma. O contra-ataque virá por uma área que lhe afeta, mexe, assusta, amedronta (nunca por uma área em que você já esteja plenamente curado). Por conhecer suas debilidades, ele vai utilizá-las, pois sabe que essas debilidades, no passado, lhe afetavam. Ele sabe que seus medos, suas fraquezas ainda não foram testadas. Satanás jamais vai atacar você por uma área que ele sabe que já está curada e bem protegida.
1.2.— Satanás lançará suas armas, para acusá-lo, afrontando e dizendo que nada do que aconteceu no Encontro vai surtir efeito em você. Ele lançará dúvidas com relação à sua cura e libertação.
1.3.— Algumas áreas de fragilidade que Satanás pode usar no contra-ataque: relacionamentos fami­liares conturbados. Amigos mundanos, piadas indecentes, brincadeiras sujas, rebeldia, grosseria. Vícios (alcoolismo, drogas, cigarro), sexo (masturbação, prostituição, adultério), namoro mundano.
1.4.— Satanás tentará utilizar o seu passado, para desanimá-lo e colocar dúvida no seu coração. Não permita que isso aconteça. Vigie e permaneça firme com o seu propósito de servir a Deus. Deixe o Espírito Santo ministrar vitória sobre sua vida (Romanos 8. 26,37 - l João 5.4).
1.5.— Satanás é sutil. Ele não tem cara de diabo, carrancudo, horrendo e assustador. Ele engana, seus convites são sedutores. Ele se transforma até em anjo de luz e tenta enganar, até os escolhidos (2Co 11.14).

II. COMO NEUTRALIZAR O CONTRA-ATAQUE DO INIMIGO l
Veja agora Doze maneiras para neutralizar o contra-ataque:
1.— Lembre-se de que vice não está só. Na defesa ou no ataque, você está bem acompanhado. Jesus diz que sem Ele nada podemos fazer (Jo 15.5). Você não atacou sozinho, Jesus estava com você. Esteve no Encontro e estará para sempre com você. Jesus prometeu estar conosco todos os dias (Mt 28.20). Ele vai a nossa frente. Ele garante a vitória! (Jo 16.33b)
2.— Afirme sua vitória da autoridade do Nome de Jesus e tenha uma vida irrepreensível.
3.— Aprenda a agir como Jesus agiria diante das provocações. Tenha a palavra de Deus em seus lábios, ungida e inspirada para que através dela, todo argumento do Diabo seja anulado e destruído na sua vida. Pergunte a si mesmo: "Em meu lugar, que faria Jesus?"
4.— Aprenda a ouvir e a falar na hora certa. Na maioria das vezes, você vai ter que aguentar calado para perceber as artimanhas do Diabo, e, inspirado por Deus, falar na hora certa, com toda autoridade. Veja o exemplo do Senhor Jesus: Isaías 53.7; Mateus 4.7,10. Veja também Tiago 3.1-12. Isto inclui domínio próprio.
5.— Não murmure, não grite, controle-se, em toda e qualquer situação. Permita que seu tempera­mento seja tratado pelo Espírito Santo, para que você se torne uma pessoa controlada. (Gaiatas 5.22,23). Seja cometido. Aguente, humilhe-se, dê o braço a torcer. Não seja do tipo que "não leva desaforo pra casa", que az tempestade em um copo d'água".
6.— Acredite que Jesus está fazendo uma grande obra na sua vida. Ele completará esta obra à medida que você for deixando que ele se torne Senhor de todas as áreas de sua vida (2 Tessalonissences 2.17; Gaiatas 1.6). Lembre-se que Jesus ainda não terminou com você! Não desanime, Mesmo diante de uma recaída. Você ainda não está pronto. Deus continua trabalhando! Ele terminará a boa obra. Não seja injusto consigo mesmo. Busque a excelência, prime pelo melhor, mas não sucumba! Não desanime diante de um revés.
7.— Embrace o escudo da fé. A fé deve ser alimentada e fortalecida pela Palavra de Deus (Romanos 10.19-EF 6.16). No mundo físico, os dardos são disparados para atingir partes laterais do corpo humano, no mundo espiritual, são as incursões na mente humana, são ataques sutis de Satanás e seus demônios, para nos fazer cair no pecado. Exemplo: pensar que pode pecar, porque "onde o pecado abundou, superabundou a graça de Deus" ou "Se peco só de pensar, não faz diferença se praticar o pecado". Não racionalize as situações!
8.— E a fé na Palavra de Deus que nos dá autoridade para responder, afirmar e falar inspirados pelo Espírito, envergonhando o inimigo, resistindo-lhe e obrigando-o a desistir de você e bater em retirada (Tiago 4.7; lPedro5.8,9a).
9.— Quando você for agredido, não revide, lembre-se das palavras de Jesus. Aprenda a reagir no Espírito. Satanás tentará lhe provocar de todas as formas, mas maior é aquele que está em você, do que o que está no mundo (Mateus 5.37,44; Lucas 6.27; l João 4.4).
10.— Não lute contra as pessoas. Nossos verdadeiros inimigos não pessoas de carne e osso. Nem mesmo aqueles que nos ofendem, perseguem ou ferem, são nossos inimigos. A Bíblia diz: "Não temos que lutar contra a carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os governadores deste mundo tenebroso e contra as hostes espirituais da maldade" (Efésios 6.12). Estes são nossos verdadeiros inimigos, é contra eles que devemos disparar nossas armas espirituais.
11.— Acima de tudo, ore em todo o tempo, busque a Deus de todo o seu coração. Busque conselho com seu discipulador. Jamais tome uma decisão sozinho. Consulte sempre seu discipulador. Aceite o pastoreio de alguém. Não se deixe levar e trair pêlos apelos da sua própria carne e de seus desejos. Lembre-se que você é uma nova criatura em Cristo Jesus (2 Coríntios 5.17).
12.— Não se afaste da comunhão com a Igreja. Não deixe de congregar. Procure ajudar de alguém mais maduro que possa lhe orientar e fortalecer sua fé. Desenvolva relacionamentos saudáveis no reino de Deus. Lembre-se do diz o sábio : "Melhor serem dois do que um.... pois se caírem, seu amigo o levanta; ai porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante... se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se quebra facilmente" (Eclesiastes 3.9-12).

-CONCLUSÃO-
—Ore por todos. Leve-os à cruz novamente. Siga as mesmas recomendações da Palestra Indo à Cruz.
—Promova o mesmo sentimento de alegria e quebrantamento pela presença do Senhor experimentados no Encontro.
—Utilize a mesma música tocada no Encontro
—Incentive-os para se matricularem na Escola de Líderes.
—Estabeleça o horário para a próxima reunião e motive-os a não faltar.



QUESTIONÁRIO
l - Relate com poucas palavras o que aconteceu no Encontro?
2 - Cite algumas áreas de fragilidade em que Satanás usa suas armas contra nós?
3 - Cite 4 das doze maneiras para neutralizar o contra-ataque do diabo.
4 - Explique: O que são os dardos inflamados?


5 - Quem são os nossos verdadeiros inimigos? (Efésios 6.10-18)
6 — Qual deve ser a nossa reação quando formos atacados?
7 — Que passagem da Bíblia afirma que podemos vencer tudo?
Complete:
8 – Durante o _________________ Deus começou uma____________________maravilhosa e  ________________________ na sua vida.
9 – Satanás jamais vai _________________você por uma _____________  que ele
sabe estar ______________________e bem _________________________________.
10 – Através da ________________________de _________________________ todo
__________________________do Diabo é cancelado.
11- No mundo espiritual os  ____________________são os   __________________de satanás e sues demônios.
12 - Qual das afirmações abaixo está correia:
(   )O reino das trevas desistiu de você, porque foi completamente derrotado por Jesus. (   ) Satanás jamais vai usar seu passado outra vez.
(   )Satanás vai tentar usar áreas de sua vida, nas quais ele já lhe venceu.



COMO PRESERVAR A LIBERTAÇÃO E A CURA INTERIOR
Textos: Efésios 6.10-18

INTRODUÇÃO
—Para manter a cura e a libertação precisamos aplicar o ensino que recebemos durante o Encontro, diariamente às nossas vidas. Fazemos isso usando as armas espirituais contra o inimigo e mantendo sua mente livre dos ressentimentos, levando as ofensas e mágoas aos pés de Jesus, liberando perdão incondi­cional. Para isso temos algumas recomendações a fazer:

l. - REVISTA-SE DE TODA A ARMADURA DE DEUS (Efésios 6.10-18)
1 — Cingindo-se com a verdade. A proteção da armadura que protege partes vitais do homem como o fígado, umbigo, rins, etc.
2 — Vestindo-se com a couraça da justiça. A couraça era feita de metal ou couro reforçado, o que dava grande segurança nos combates corpo a corpo. Deus nos justificou em Cristo: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo (Rm 8).
3 — Calçando os pés com a preparação do evangelho da paz. Os pés sustentam todo o corpo, assim evangelho faz com o crente e a igreja.
4 — Embraçando sempre o escudo da fé. Arma de proteção nos combates corpo a corpo e ataques de flechas. Nos protege das investidas diárias de Satanás.
5 — Usando o capacete da salvação. Protege nossas mentes dos ataques e acusações do Diabo.
6 — Manejando a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. A arma de ataque, mais eficaz que temos no arsenal divino. Quando usamos a Palavra, Satanás se cala e cessa de nos atormentar.
7 — Orando em todo o tempo no Espírito. A oração nos possibilita uma comunicação direta com Deus e põe em confusão o reino das trevas.

II. DESFRUTE DOS BENEFÍCIOS DA CRUZ DE CRISTO
1 — O Perdão através do sangue. O diabo vê essa marca sobre a sua vida e teme. Ele não pode mais lhe acusar (l João 1.7). O sangue do Cordeiro nos protege (Êxodo 12.13,23; Jo 1.29).
2 — A autoridade do Nome de Jesus. O Nome de Jesus lhe dá autoridade para repreender Satanás e seus demónios (Lucas 10.19; Marcos 16.17). Jesus declarou esta autoridade e é baseado nela que Ele nos enviou ao exercício de um ministério vitorioso.
3 — Use a Palavra de Deus. Jesus resistiu a Satanás usando com autoridade as Escrituras. A sua J vida deve estar respaldada nas Escrituras. A palavra de Deus é :
3. l.— Luz para o caminho (Salmo 119.105).
3.2.— Água que limpa e purifica (Efésios 5.26; Tito 3.5; João 15.3).
3.3.— Espada de dois gumes que revela as intenções do coração (Hebreus 4.12).
3.4.— Alimento para alma (l Pedro 2.2 ; Apocalipse 10.9-11).
3.5.— Espírito e vida (João 6.63).
— Não racionalize nenhuma situação e nunca subestime o inimigo! Você deve estar alicerçado na Pala­vra de Deus: "Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto elefa^, será bem sucedido" (Salmo 1.1-3).
4— Seguir a Jesus como seu discípulo, tomando a cruz diariamente. Quem quer seguir a Jesus, deve carregar sua cruz todos os dias (Lucas 9.23). Crucifique os apetites carnais. Não ceda a nenhuma tenta­ção. Quebre todos os vínculos com o passado. Vícios, desejos,hábitos devem estar ao pé da cruz, Cristo deve estar entronizado no centro da sua vida, para que você seja fortalecido no Espírito Santo.
5 — Louvor, sua arma estratégica. O louvor, além de emudecer o inimigo, é um grito de guerra que intercepta toda palavra contrária. O louvor ministra alegria, vitória e exalta acima de todas as coisas o Nome de Jesus. O louvor inspirado pode ser demonstrado através da dança, dos cânticos espirituais, dos instrumentos, palmas. O louvor deve ser feito com gratidão, por tudo que Jesus fez e ainda vai fazer em nossas vidas. Como disse Merlin Carothers, "o louvor liberta."
6 — Oração. A Bíblia nos exorta para orar em todo o tempo (Efésios 6.18). Orar sem cessar (ITessalonissences 5.17). Orar no Espírito e também com entendimento (ICoríntios 14.14). Não se compreende vida cristã, sem oração. Orar é invadir o impossível!
7— Uma vida de comunhão íntima com Deus. Não deixe de congregar. Isto faz parte da comunhão com Deus. Junte-se ao seu rebanho. Cumpra sua função dentro do corpo de Cristo. Busque com zelo e responsabilidade os dons espirituais e permita que o Espírito opere através de você (ICoríntios 12.7-14). Jamais esqueça que a submissão é uma virtude requerida do bom discípulo de Cristo. Descubra o seu lugar no corpo. Valorize as amizades cristãs verdadeiras e ame os mais fracos.
8 — Submissão integral a Cristo. Tudo o que você fizer, faça-o para refletir o caráter de Cristo. Viva de tal maneira que suas palavras, atitudes e sentimentos revelem o fruto do Espírito Santo, abundantemente (Colossenses 3.17). Os demónios só produzem as obras da carne, por isso odeiam o fruto do Espírito. Mantenha-se confiante e exercite a sua fé, que são armas poderosas contra todas as mentiras de Satanás.
9 — Proteção contra coisas prejudiciais, que podem tornar impuro o santuário de Deus, que é o seu corpo (l Coríntios 3.16). O Espírito Santo é Deus morando em você! Veja algumas áreas que precisam estar bem protegidas:
Visão - vigie para que seus olhos não se prendam a coisas impuras. Ex.: programas de TV, revistas pornográficas e situações que provoque seus impulsos.
Audição - não permita a influência de sementes malignas, através de conversas tolas, improdutivas, piadas, murmuração. Recuse-se a ouvir alguém que quer falar mal dos outros. A Palavra de Deus diz que "as más conversações corrompem os bons costumes" (l Co 15.33).
Tato, Olfato e Paladar - Cuidado com o que você toca. A melhor fragrância que deve fazer parte da sua vida é o "bom perfume de Cristo", (2Co2.15). Você não deve ingerir nada que seja consagrada a ídolos (At 15.20; l Co 10.20). Pior que o descuido no comer é o descuido no falar. A Bíblia diz que "aquele que não tropeça no falar é perfeito varão" (Tg 3.2).

-CONCLUSÃO-
Esteja atento às investidas do inimigo:
1 — Não permita que Satanás tenha acesso a sua vida! - Seu corpo, sua alma e seu espírito, precisam estar bem protegidos para não permitir que as maldições penetrem na sua vida.
2 — Vença o pecado. O pecado não deve ser um hábito, mas um acidente na sua vida, lembre-se de confessá-lo a Deus, pois "é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injusti­ça”(1João 1.9).
3 — Use a autoridade espiritual para repreender o inimigo e não aceite nenhuma das acusações que impeçam sua libertação. Confesse a Palavra profética que diz: ^Se o Filho do homem vos libertar^ verdadeiramente sereis livres^ (João 8.36).
4— Viva acima da mediocridade. A libertação que Cristo conquistou para você foi total. Assuma sua libertação todos os dias. Não aceite viver abaixo daquilo que a Palavra de Deus lhe promete!
"Porque se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu Filho,  muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida"    (Romanos 5.10).
"Viste bem ! Eu velo pela minha palavra para cumpri-la (Jeremias 1.12)

INSTRUÇÕES PARA OS PRELETORES
Faça Batalha Espiritual pedindo a cobertura do sangue do Cordeiro sobre a sua vida, revestindo-se com a armadura de Deus e assumindo a autoridade do nome de Jesus. Ministre, neutralizando todo contra-ataque inimigo na vida dos encontristas.
Lembre-lhes da próxima reunião. Fale positivo, motive-os a não desistir do propósito de Ter sua célula.
Incentive-os a fazer a escola de Líderes. Lembre que para ministrar em células, precisam fazer a Escola de Líderes  completa!


AS ÁREAS DE CONTRA-ATAQUE
Texto: 14.9 / Tiago 4.4 / ICoríntios 15.30

INFORMAÇÕES PARA O MINISTRADOR
No livro do Êxodo capítulo 14, é narrado o contra-ataque de Faraó ao povo de Israel, logo depois de haver sido vencido pelas pragas de Deus. Hoje, Satanás quer fazer o mesmo conosco. Jesus venceu a Satanás e nos arrebatou de suas garras, mas o inimigo que nos escravizar de novo. Quando declaramos nossa libertação, provocamos uma reação no reino das trevas.

l. RELAÇÕES E RELACIONAMENTOS
l — Os inimigos externos (Tiago 4.4). Eles tentarão fazer você desanimar da sua fé: "Você está ficando doido?" "Você vai virar mulher de pastor?" "você vai dar seu dinheiro p'ros crentes?", e outras boba­gens semelhantes.
— Nós sentimos falta de amizades verdadeiras. Cristianismo é relacionamento.
— Teremos que aguentar suas gozações e responder com sabedoria e com paciência.
— Muitos farão propostas para desistirmos de prosseguir na fé.
1.1.— Como reagir diante de tais situações?
—permanecer firme em nosso propósito de manter comunhão com Deus. Um dos efeitos dessa comu­nhão é a mudança de hábitos e o estabelecimento de relações e amizades sinceras.
— Fugir de toda forma de carnalidade. Não fuja das pessoas! Estabeleça um nível de comunicação saudável, sem piadas picantes, linguagem corrompida ou pornofonia (l Coríntios 15.33)
— Evitar as influências negativas. Você é que deve assumir uma postura segura, em Cristo, e desenvol­ver a capacidade de influenciar os outros para o bem.
— Estar atento às orientações do seu discipulador ele ajudará no processo de crescimento na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Seu testemunho positivo e sua vida de fé, falam mais alto do que qual­quer pregação. Você não precisa fazer, nem concordar com o que os outros fazem para poder ganhá-los. Ame-os, e ore por eles!
2 — Pessoas da sua família
— O Diabo poderá usar alguém da sua família para desanimá-lo. Por que a família ? Porque quando alguém que você ama lhe ofende, a ferida aberta dói muito mais do que aquela feita por alguém que você não ama ou com quem não tem intimidade.
— Devemos rejeitar tudo aquilo que não provém da fé. Nosso testemunho deve ser positivo em qual­quer lugar ou situação, mas principalmente entre nossa parentela. Conquiste sua família para Jesus, com muito amor e carinho (Atos 16.31; l Pedro 3.1-7,10-12).
— Desde que você começou a sua caminhada de fé, Satanás armou ciladas e tentou lhe atacar para que você não fosse ao Encontro. Agora, ele tenta através da sua família lhe atingir, fazendo com que as pessoas demonstrem frieza e lhe tratem com descrédito.
— O inimigo vai querer usar os argumentos do passado contra você. Lembre-se que todos os argumen­tos de Satanás estão encerrados na sua vida.
— Declare todos os dias sobre a sua casa e sobre os seus familiares: "A minha família é de Jesus. Eu  | não vou abrir mão de minha família. Eu a conquistarei para o reino de Deus!".                       &
3 — Sua Saúde (Êxodo 23.5b)
— Satanás tentará lhe atingir através de doenças, em você ou nos seus familiares.
— Assuma a postura correia: Aproprie-se do valor da Palavra de Deus. Combata o inimigo com a Espada do Espírito. Isaías 53 não é uma dramatização, é uma realidade para você.
4 — Suas Finanças
— Lembre-se das promessas de prosperidade que Deus faz, na sua Palavra (Isaías 1.19; Lucas 16.10). Em toda e qualquer situação de crise, seja fiel nos seus dízimos e ofertas (Malaquias 3.10). O dízimo lhe dá autoridade para repreender o devorador e desfrutar da abundância da prosperidade.
— Jesus disse: "Não andeis ansiosos pela vossa vida...Vosso Pai Celestial sabe do que necessitais..." (Lc 12.22, 30). Deus conhece nossas necessidades. Ele é poderoso para suprir todas elas (Fp 4.19).

II. ATAQUES CONTRA SUA MENTE E SUA ALMA
— Os inimigos internos, o meu ego, meu temperamento, meu caráter, precisam estar sujeitos ao Senho­rio de Cristo: "Já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim...)) (Gl 2.20). Preciso estar atento às minhas próprias reações, para que eu mesmo não venha a ser reprovado.
1 — A dúvida será uma das armas que Satanás usará, para que você se sinta inseguro e comece a questionar: Será que isto que está acontecendo comigo é verdade? Estou no lugar certo? É esta a igreja certa mesmo? (Romanos 14.23 a; Efésios 4.14; Tiago 1.6).
2 — É em nossas mentes que se travam as maiores batalhas contra Satanás. Por isso sua mente deve estar ocupada com atividades do Reino e protegida com a Palavra de Deus, para que todos os pensamen-
tos impuros sejam banidos e dêem lugar ao que é puro, agradável e bom. Rejeite os apelos do inimigo à sua mente (Filipenses 4.8; Romanos 12.1-2).
3 — Lembre que você recebeu a mente de Cristo, e que a medida em que você se deixa dominar pelo Espírito Santo, ele vai transformando-a e limpando-a de todo o lixo que Satanás jogou para dentro de você (Romanos 12.1-2)
4 — A mente renovada por Jesus tem o poder de transformar até o mundo (Jo 6.39-40; Rm 10.4-5).
5 — Nunca exponha sua mente. Tudo o que você ouve, vê, lê e sente pode influenciar sua mente, para o bem ou para o mal. Agora que você entregou sua vida a Deus, permita que Ele renove e preencha a sua mente com a sua Palavra (Rm 12.2; Salmo 119.11). Consagre sua mente para Deus, permitindo que o Espírito Santo lhe dirija e enquanto isso Ele vai limpar e purificar, evitando que a distração, disputas, discussões e até mesmo empolgação com superficialidade, faça de você um filho improdutivo e morno (ICoríntios 2.16; 14.14,15; Galatas 5.16; Tiago 1.21; Tito 3.8-11).

- Oração:
- Ore para que os encontristas sejam ministrados pelo Senhor e que todos sejam confirmados e fortalecidos na sua fé, para que permaneçam atentos a todas as formas de contra-ataque do Inimigo.
-Motive-os a matricularem-se logo na Escola de Líderes, pois o processo de Deus em nossas vidas, ainda não terminou e a Escola de Líderes é o próximo passo da Visão dos 12.





QUESTIONÁRIO(3)
1- Que personagem da Bíblia é comparado a satanás (Êxodo 14)?
2 - Como devo reagir diante das provocações contra a minha fé (Tg 4.4)?
3 - Segundo Malaquias 3.10, o que me dá autoridade para desfrutar da prosperidade?
4 - Onde se travam as maiores batalhas contra Satanás (Filipenses 4.8 e Romanos 12.2)?
5 - Como posso rejeitar os apelos do inimigo à minha mente?





Complete:
6- Devemos ____________________tudo aquilo que provém  da  ________________.
7-0 inimigo vai querer usar  os ___________do___________________________contra você.
8 - Em toda  e  qualquer ______________________seja_______________________os
___________________________e nas_______________________________.
9  A_____________________________será uma das armas que satanás usará contra
você.
10 - E em nossas__________________que se travam as   maiores 
______________contra satanás.
11 – Sua__________________deve estar ocupada com______________________do 
reino e  protegida pela ___________________________de Deus.
12-A________________________renovada por Jesus tem  o__________________de
transformar até  o__________________________.



COMO ENFRENTAR E VENCER O INIMIGO
TEXTOS: Marcos 3.27 / Efésios 6.10-18

Jesus é o único Senhor do Universo, Onisciente, Onipresente e Onipotente. Ele venceu Satanás e nos deu toda a autoridade para determos o maligno e destruirmos as suas obras (Lucas 10.19). Com Jesus posso vencer, resistir e deter Satanás

l - EU PRECISO ESTAR CONSCIENTE QUE O INIMIGO É PERIGOSO E QUE SE MANIFESTA DE DIVERSAS MANEIRAS:
• O mundo - com todos os seus oferecimentos. Nós vencemos com oração e com fé (João 16.22b; Rm 12.2; l João 5.4-5)
• A carne - com seus apetites. Nós a vencemos esmurrando o corpo, reduzindo-o à escravidão (l Co 9.27;G1 5.24; 2Co 6.4-7; Rm 8.13).
• O diabo e seus anjos - com todos os seus demónios nós os vencemos pela Palavra de Deus, com as armas da luz (Mt 4.1-11; Ef 6.10-18; Apocalipse 19.15).

LEMBRAR O INIMIGO QUE O MEU SENHOR O VENCEU, PARA QUE EU SEJA VENCEDOR.
Devo ter consciência de que estou numa guerra, por isso devo treinar, lutar e usar as armas certas, para vencê-lo:
^ Pelo poder do sangue do cordeiro (Apocalipse 7.14; 12.11). Quando o sangue de Jesus foi aplicado à nossa vida, todo o pecado foi perdoado e removido (l Jo 1.7-9).
^ Pelo poder do nome de Jesus (Marcos 16.17). O nome de Jesus nos dá autoridade, porque está sobre todo o nome, no céu, na terra e embaixo da terra (Filipenses 2.9).
^ Usando toda a armadura de Deus (Efésios 6.10-18; 2 Coríntios 6.7; 10.4).
^ Feche todas as portas de legalidade, para o inimigo. A minha vitória está completa (Efésios 4.27;
Romanos 8:31-39; 2 Coríntios 10.3-5).
^ Lembre-se que você agora é santuário de Deus, onde habita o Espírito Santo (l Co 3.16,17). Não permita que o medo, a insegurança e a incredulidade impeça o Espírito de agir na sua vida (l Tm 1.7).
— Satanás não brinca. Às vezes eu digo que o diabo é um bom diabo, porque ele faz o seu serviço direito, ele não brinca. Ele vai tentar revidar, mas nós podemos contar com todo o poder que Jesus tem. Nem a força inimiga é maior do que o poder de Jesus. Só Ele tem todo o Poder!

II. - CRER E AGIR - FÉ E CONFIANÇA EM AÇÂO
l — Derrotar as forças das trevas (Marcos 3.27 / Lucas 11.21,22). Segundo o ensino de Jesus em Lucas 11.21-22, é possível vencer o valente, porque temos ao nosso lado alguém mais valente. Jesus amarra Satanás e nos possibilita saquear o reino do inimigo e desfrutar de uma vitória completa.
2 — Jesus através da sua vitória na cruz, nos deu autoridade para pisar serpentes e escorpiões, bem como toda a obra do Diabo (Lucas 10.19). Nós, eu e você, somos o povo levantado por Deus para derrotar o reino das trevas e tirar das mãos do inimigo as almas preciosas.
3 — Usar continuamente a autoridade dada por Deus, Ele tem todo domínio e autoridade (Daniel 4). Ele nos dá autoridade para dominar e vencer o inimigo, sem jamais ser dominado por ele (Lucas 10.17-19). Em Cristo somos mais do que vencedores!
DECLARE:  "Eu sou uma nova criatura, eu tenho o Espírito Santo, o inimigo não pode me tocar!" (l João 5.18b)

III. - PERMANECENDO VIGILANTE
Jesus disse vigiai e orai.... Não deis lugar ao diabo - Não deis ocasião para o inimigo vos afligir. Eu não vou dar brecha para o inimigo. Eu estou na brecha! Estou na brecha para não dar brecha!
— Quando há brechas, o inimigo sempre encontra um argumento para nos acusar. Precisamos fechar todas as portas de legalidade, para que ele não tenha mais nada que nos acusar (Rm 8.1-3).
— Veja algumas das formas de como podemos abrir essas portas :
1.— Pecado: Muitos ainda vivem em pecado, por isso o inimigo tem tocado suas vidas (Rm 6.12-14).
2.— Medo: O medo tem sua origem na ausência do amor de Deus. Precisamos todos os dias de uma dose maior do amor de Deus (l João 4.18)
J.— Desconfiança (falta de fé) - Produz dúvida e coloca sob suspeita o caráter e as promessas de Deus (Tiago 1.6; l João 5.10)
4.— Incredulidade - negação de todas as obras de Deus. A incredulidade nos impede de desfrutar da bondade e misericórdias do Senhor (Romanos 8.31 / Hebreus 11.6).

JAMAIS DEVEMOS PERMITIR QUE ESSAS PORTAS SEJAM ABERTAS!
1 — Tenha consciência de quem você é e de quem está com você. Declare: Eu vou vencer, porque sou uma nova criatura, Deus está comigo. Em Cristo Jesus sou mais do que vencedor (Romanos 8.37;
Filipenses 4.13).
2 — Maior é o meu Senhor do que satanás e seus demónios.
3 — A autoridade do meu Senhor é maior do que a autoridade de Satanás.
4 — Tenha consciência do valor do sacrifício da cruz (Efésios 2.12-22).
5 — Jamais se intimide diante do Adversário. Não baixe suas armas. Seja esperto. Reconheça seus ardis. Ele é que tem que fugir de você (2Coríntios 2.11 - l Pedro 5.8-9).
6 — Confesse a esperança. Deus é fiel. Ele jamais deixará de cumprir suas promessas (Hb 10.23).
7 — Mantenha-se submisso a Deus. Nunca permita que os pecados do passado sejam usados por Sata­nás para acusá-lo ou argumentar condenação contra você. (Efésios 4.27-Tiago 4.7).

-CONCLUSÃO-
Eu preciso ter a Palavra de Deus em meu coração e confessá-la todos os dias. Ao declarar a Palavra eu estarei utilizando a arma que o próprio Jesus usou para vencer Satanás. Ao guarda-la em meu coração, estarei evitando o pecado e conservando a minha vitória sobre o inimigo (Salmo 119.11,21 -23).
"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Aquele que vos chama, o qual também o fará" (ITessalonicenses 5.23-24).
1) Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4.13) :
2) Em todas as coisas sou mais do que vencedor (Romanos 8.37);
3) Minhas necessidades são supridas segundo as riquezas de Cristo (Filipenses 4.19);
4) Eu crucifiquei a carne com suas paixões e concupiscência!
5) O meu passado ficou para trás. Ele não pode mais me perseguir. Esqueço das coisas que para trás ficam e avanço para as que diante de mim estão! Filipenses 3.14.
6) Eu tenho a mente de Cristo! O inimigo não tem mais acesso à minha vida! ICo 2.16.
7) Eu sou forte porque conheço a verdade e já venci o maligno, l J o 2.14.
8) Eu não sou mais escravo! Eu recebi o Espírito de Poder, de Amor e de Moderação!
9) Pelas feridas de Jesus eu fui sarado (Isaías 53.5)
10) Eu fui comprado por um bom preço. Eu tenho valor (l Coríntios 6.20;7.23; l Pedro 1.18,19)
11) Maior é Aquele que está em mim do que aquele que está no mundo (l João 4.4)
12) Eu sou uma nova criatura. As coisas velhas já passaram, tudo se fez novo (2 Coríntios 5.17).

Oração:
—Ao orar, peça para que Deus ministre autoridade para que todas as investidas do diabo sejam frustradas. Enfatize a nova posição em Cristo e firme o compromisso em ganhar vidas para o Reino de Deus.
ALERTE O ENCONTRISTA PARA O QUE DEVE ACONTECER DEPOIS DO PÓS-ENCONTRO
1— Deverá ficar debaixo da cobertura espiritual de um Discipulador que lhe dê assistência necessária.
2— Deverá imediatamente ser integrado a uma célula, ou a um G-12, para que tenha Encontroa sema­nais com um Discipulador.
3— Deverá ser imediatamente encaminhado para a Escola de Líderes. Lá ele será edificado e aprenderá mais claramente a Visão dos 12.
4— Incentivar para que sempre haja entre ele e seu líder alegria e estímulo mútuo na caminhada com Cristo.
5— Orientar para que todos motivem outras pessoas para participar do Encontro.
6— Ensine-os a se colocarem à disposição para participar do Encontro, em uma equipe de trabalho.
7— Motive-os a aceitarem convocação para participar do REENCONTRO.
QUESTIONÁRIO(4)

1 - Segundo Lucas 11.21-22, como posso amarrar e manietar o valente?
2 - Quais são as principais brechas que precisam ser fechadas na guerra espiritual?
3 - Cite os três principais inimigos que representam o poder satânico contra nós.
4 - Cite as 12 declarações da Palavra de Deus, acerca da nossa vitória.
5 - Como se vence a carne e o mundo (Jo 16.22; Uo 5.4,5; 2Co 6.4-7; Rm 8.13)?
6 - Como se vence o diabo e seus anjos (Mt 4.1-11; Ef 6.10-18; Ap 19.15)?
Complete
7 - Jesus nos deu _____________ para pisar ____________e ____________, e em toda a

_______________ do diabo (Lucas 19.10).
8 - ______________ tem sua origem na ausência do ____________ de Deus.
9- 0 ____________ de Jesus nos dá ______________, porque está sobre todo o nome, no

céu, na terra e embaixo da terra (Fp 2.9).
l O - A __________________ produz dúvida e coloca sob suspeita o ___________ e as
__________ de Deus (Tg 1.6; Uo 5.10).
11 - A ________________ é a negação de todas as ___________ de Deus.
12 - Quando o ___________ de Jesus foi aplicado à nossa vida, todo _____________foi _____________ e ______________.