terça-feira, 6 de março de 2012

O significado da Festa de Purim

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4LvqfD6cg6DO3c9jO34HhmN5VY0ugtlQTzZ5nkLK3hZOLqVIksjJcfO1KfuNwN7kkzw8xjhqRTUZbwk0BL9TqVtRC0zRnXgeKmO6TC8nq-DYFPQtg09WnkMxoLO98Vhtc_xsMJ7c75ppG/s1600/purim.jpg

A festa de Purim comemora o dia da vitória do povo judeu sobre os povos inimigos na época do Rei Assuero, medo-persa, durante o cativeiro dos judeus na Babilônia. Hamã havia emitido um decreto sem o conhecimento total do rei Assuero, determinando que o povo judeu deveria ser exterminado da terra sem qualquer direito de defesa.

Segundo a lei medo-persa, como qualquer decreto, após emitido, não poderia mais ser revogado nem pelo próprio rei, a solução encontrada por Mordecai e pela rainha Ester foi a de se emitir um segundo decreto, dando o direito aos judeus de se defenderem. Deus honrou o Seu povo e o fez prevalecer, fazendo cair por terra o plano do inimigo.

No calendário hebraico, a festa de Purim é comemorada nos dias 14 e 15 do mês de Adar (em 2012, a data concidirá com 7 e 9 de março), conforme Ester 9:20-22,26: "Mordecai escreveu estas coisas e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto e aos de longe, ordenando-lhes que comemorassem o dia catorze do mês de adar e o dia quinze do mesmo, todos os anos, como os dias em que os judeus tiveram sossego dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa; para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem porções dos banquetes uns aos outros, e dádivas aos pobres... Por isso, àqueles dias chamam Purim, do nome Pur..."

Purim é uma palavra hebraica que se refere aos dados lançados para se determinar a sorte de algo. Foi assim que Hamã lançou o Pur e determinou que, no 13º. dia do mês de Adar, o povo da aliança de Deus, os judeus, deveria ser exterminado da face da terra.

Apesar de o livro de Ester nunca mostrar algum dos nomes hebraicos do Senhor, é visível Sua presença e como Ele influencia os fatos e os tempos para favorecer o Seu povo. Conhecer os tempos de Deus é fundamental para se avançar no Reino. E isso tem que ser uma chave bíblica para nós, também. Ester, sendo judia, foi feita rainha. O primo dela, Mordecai, ficou às portas do palácio do rei, e o salvou de uma trama inimiga para matá-lo. Temos que nos posicionar às portas do Rei para vigiarmos com Ele, porque Ele quer nos revelar as tramas inimigas para que, por meio do poder de Deus, possamos impedi-las e desfazê-las. Você descobrirá as tramas do inimigo contra a sua vida e as neutralizará pelo poder da sua oração.

Hamã, conselheiro do rei, era agagita (Ester 3:1-10; 8:3-5). Significa que Hamã era amalequita, Amaleque era inimigo do povo de Deus: "E disse: Porquanto jurou o Senhor que ele fará guerra contra Amaleque de geração em geração." (Êx 17:16) O espírito amalequita permaneceu ao longo da história (até hoje). É perfeitamente possível determinar que o espírito do anticristo está totalmente ligado ao espírito amalequita. O objetivo do espírito do anticristo será sempre exterminar o povo de Deus.

Hamã foi alimentado por uma raiva incontrolável do povo de Deus - fato que se agravou ainda mais quando Mordecai não se prostrava diante dele, e quando o próprio Hamã foi obrigado a honrar Mordecai na frente de toda a população da Babilônia. Hamã então decide exterminar o povo judeu.

Mas Deus levantou Ester. Um dos significados do nome Ester é escondida. Ela era a arma secreta de Deus. E com isso o inimigo não contava. Ester era intercessora. Ao saber do edito de Hamã, jejuou e orou por três dias. Comunicou-se com Mordecai, que levou todo o povo de Deus a fazer o mesmo. Intercederam, jejuaram e finalmente Hamã foi desmascarado e morto em sua própria forca. Decrete em sua vida que você é uma arma secreta de Deus para ver os seus inimigos espirituais (Ef 6:12) enforcados nas próprias forcas que haviam preparado para você!

Por fim, Deus honrou ao Seu povo, que ganhou o direito de se defender. Os planos do inimigo foram impedidos! Decrete o mesmo em sua vida hoje!

O livro de Ester foi escrito para demonstrar que:

1.Deus jamais abandonará o seu Povo

2.O poder de Deus sempre sobrepujará o poder do inimigo

3.A intercessão faz a história e acelera o cumprimento da Palavra de Deus aqui na terra

4.Os decretos que Deus emitir em sua vida serão sempre superiores aos decretos do inimigo

5.Devemos orar pela paz em Jerusalém

Comemore a Festa de Purim com este sentimento:

1.De que a Igreja do Senhor Jesus Cristo na terra tem o poder hoje para guerrear e impedir que o espírito do anticristo realize extermínios do povo de Deus aqui na terra

2.De que finalmente o Senhor Jesus, quando voltar, derrotará o anticristo em pessoa. Isso é fato. No mundo espiritual já foi consumado. Temos que ligar os céus aqui na terra.

 

fonte original: http://www.tempodofim.com/msg/festa_purim.htm

Nenhum comentário: