terça-feira, 10 de julho de 2012

Revelado o ingrediente secreto das religiões

por Editores do HowStuffWorks

As pessoas se sentem satisfeitas em uma religião pela proximidade de Deus ou dos amigos?
© Roger Branch / iStockphoto
As pessoas se sentem satisfeitas em uma religião pela proximidade de Deus ou do grupo de amigos?

Embora já se conheça a relação positiva entre a religiosidade e a satisfação na vida, um novo estudo publicado na edição de dezembro do American Sociological Review revela o “ingrediente secreto” das religiões que torna as pessoas mais felizes.
“Nosso estudo oferece evidências de que são os aspectos sociais da religião e não a teologia ou a espiritualidade que levam à satisfação”, disse Chaeyoon Lim, professor assistente de Sociologia da Universidade de Wisconsin-Madison e que conduziu o estudo. “Em particular, descobrimos que as amizades construídas nas congregações religiosas são o ingrediente secreto da religião que torna as pessoas mais felizes.”
Chaeyoon Lim e Robert D. Putnam, esse último professor de Políticas Públicas de Harvard, extraíram dados de uma amostra representativa de adultos norte-americanos nos anos de 2006 e 2007. De acordo com o estudo, 33% das pessoas que freqüentam alguma atividade religiosa semanalmente têm entre três e cinco amigos próximos na própria congregação e relataram ser extremamente satisfeitas com suas vidas. “Extremamente satisfeito” é definido como 10 em uma escala que vai do 1 ao 10.
Em comparação, apenas 19% das pessoas que freqüentam alguma atividade religiosa pelo menos uma vez por semana, mas que não possuem amigos próximos na congregação relataram ser extremamente satisfeitas. Por outro lado, 23% das pessoas que freqüentam a igreja apenas algumas vezes por ano, mas que têm entre três e cinco amigos próximos na congregação disseram se sentir extremamente satisfeitas com a própria vida. Por fim, 19%  das pessoas que nunca freqüentaram uma comunidade religiosa e portanto não possuem amigos na congregação disseram estar extremamente satisfeitas com a própria vida.
De acordo com os autores do estudo, as pessoas gostam de sentir que pertencem a uma comunidade. Uma das funções mais importantes da religião é dar às pessoas a sensação de pertencimento, ou seja, de que elas fazem parte de uma comunidade baseada na religião e na fé. Os amigos são o que torna tangível essa comunidade.

Nenhum comentário: