segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Duas Maneiras de Obedecer

obediencia Achei este texto na net e resolvi compartilhar com vocês hoje: “

Certa vez, ouvi um pregador dizer que há 2 maneiras de obedecer a Deus. Uma do jeito "certo", e outra do "errado".

Mas, como é possível OBEDECER do jeito ERRADO?! Vejamos...

1º Jeito de Obedecer

É possível, sim, "obedecer desobedecendo". Um exemplo clássico na Bíblica é Caim. Deus pediu aos dois irmãos que Lhe trouxessem uma oferta. Um deles OBEDECEU OBEDECENDO, mas o outro OBEDECEU DESOBEDECENDO.

Caim estava disposto a obedecer ao mandado de Deus, mas conforme o seu jeito. Ou seja, ele fez o que Deus pediu, mas não levou em conta "a maneira", "as especificações" da ordem divina.

Ao levar uma oferta de frutas, Caim fez o que Deus havia pedido (uma OFERTA), mas não fez do modo como Deus Se agradaria de ser atendido (uma oferta DE SACRIFÍCIO ANIMAL, símbolo do Messias).

O resultado todos conhecemos: Deus Se agradou da obediência COMPLETA de Abel, mas rejeitou a obediência DEFEITUOSA de Caim.

Portanto, fica claro por este exemplo que o homem não poder ser arrogante o suficiente para determinar a maneira como vai obedecer a Deus.

Para Deus, obediência defeituosa é o mesmo que DESOBEDIÊNCIA. E Caim descobriu isso logo cedo!

Outro exemplo bem conhecido, já no Novo Testamento, é o de Ananias e Safira (Atos 5). Eles obedeceram do seu jeito, ao venderem a propriedade e trazendo UMA PARTE para ser administrada pelos apóstolos. Este tipo de "obediência parcial" o Senhor abomina, e as consequências para o casal "espertinho" foi trágica!

2º Jeito de Obedecer

A maneira de agradar ao Senhor através de nossa obediência é fazê-lo da forma como Ele determinar.

Apenas obedecendo da maneira que Deus determina, é que o homem pode ter certeza que está sob a proteção e controle divinos. Foi pensando em pessoas assim, que gostam de se considerarem "livres" para desobedecer, que Judas escreveu em sua epístola a trágica manobra que alguns já faziam desde sua época: transformavam GRAÇA em LIBERTINAGEM. Ou seja, diziam que o perdão e a misericórdia de Deus os livrava da obediência aos mandamentos (Judas 4). Ledo engano!

O melhor que podemos fazer para nossa vida é ser obediente a Deus: “Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará...” (Dt 30.16).

Obediência fala mais alto no reino espiritual que o sacrifício que fazemos: A obediência é melhor do que sacrificar.

 

Shalom

Nenhum comentário: