sexta-feira, 5 de agosto de 2011

16 - Os Inimigos da Conquista parte 2

1 Coríntios 10:1-11: 1 Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar.
2 Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar.
3 Todos comeram do mesmo alimento espiritual
4 e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.
5 Contudo, Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto.
6 Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram.
7 Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra”
8 Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram - e num só dia morreram vinte e três mil.
9 Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram - e foram mortos por serpentes.
10 E não se queixem, como alguns deles se queixaram - e foram mortos pelo anjo destruidor.
11 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.”
Continuando o estudo anterior: nos lembramos de como podemos perder a benção e as conquistas por causa da dureza de coração.
Então seguimos a lista de atitudes e pecados que vão afastar o favor de Deus e parar a nossa conquista.
O Deserto é a escola do Senhor e é ali que Deus examina o nosso coração. Muitos aprendem no deserto, mas outros morrem nele. No deserto foram julgados e ali ficaram. Os que agradam e os que desagradam a Deus aparecem no deserto (1Co 10:5);
3. O inimigo chamado Prostituição (Nm 25:19): Não pratiquemos imoralidade
a  Lugares estranhos e pessoas estranhas (Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, Nm 25:1);
b  Sacrifícios aos “deuses” (que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses.Nm 25:2);
c  Prostituição e idolatria andam juntas (Assim Israel se juntou à adoração a Baal-Peor. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel. Nm 25:3)
Resultado: Os Cabeças (príncipes) foram enforcados para eliminar a maldade (Nm 25:4); A Necessidade de Santidade no meio do povo (Nm 25:4); O Prejuízo causado pela prostituição: 24.000 mortos (Nm 25:9);
4 Não devemos pôr o Senhor à prova
Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus' MT 4.7  Jesus sabia as conseqüências de testar a fidelidade de Deus. Não precisamos fazer isto, devemos crer e confiar.
Por à prova é ficar testando a fidelidade de Deus sem dar passos de obediência e fé. (se Deus me amasse ele não deixava isso acontecer).
5 E não se queixem (não murmurem)
A murmuração fecha os céus acima das nossas cabeças. Quem murmura sela a sepultura da fé com atitudes de rebeldia. Todo murmurador se transforma em inimigo de Deus. Por que passa a se queixar de Deus e de Seus caminhos.

Hebreus 3.7-12 “Assim, como diz o Espírito Santo: ‘Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, 8 não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto, 9 onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz. 10 Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: O seu coração está sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos.
11 Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso’
12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.”

Nenhum comentário: