Juízes 6:25-28: Naquela mesma noite o Senhor lhe disse: "Separe o segundo novilho do rebanho de seu de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado de Aserá que está ao lado do altar. Depois faça um altar para o Senhor, o seu Deus, no topo desta elevação. Ofereça o segundo novilho em holocausto com a madeira do poste sagrado que você irá cortar". Assim Gideão chamou dez dos seus servos e fez como o Senhor lhe ordenara. Mas, com medo da sua família e dos homens da cidade, fez tudo de noite, e não durante o dia. De manhã, quando os homens da cidade se levantaram, lá estava demolido o altar de Baal, com o poste sagrado ao seu lado, cortado, e com o segundo novilho sacrificado no altar recém-construído!
Fomos chamados do Reino das trevas para o reino de sua maravilhosa luz. Depois deste chamado antes de entrar na guerra temos que nos livras de nossas prisões com a idolatria e de todo deus estranho em nossa vida.
Somos nova criação as coisas velhas já passaram? Então veremos como gideão quebrou os altares dos deuses estranhos para depois ser vencedor na guerra. Baal e Aserá eram deuses da terra que todas as vezes que os hebreus os adoravam sua vida caia em todos os sentidos. Enquanto houver altares erguidos em nossa vida e ídolos construídos em “lugares altos”, ocupando posição de autoridade em nossas vidas, também nós estaremos debaixo destas autoridades, deste domínio. Exatamente a situação em que o povo de Israel se encontrava.
1 Por que destruir os altares e os ídolos?
Precisamos tirar os ídolos e deuses, pois enquanto eles perdurarem, também, à semelhança do que acontecia com o povo de Israel, estaremos, e permaneceremos em:
1. Depressão - Juízes 6:2: Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.
2. Intimidados; Abertos e debaixo da ação do destruidor - Juízes 6:5: Eles subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Invadiam a terra para devastá-la.
3. Empobrecidos, Debilitados e enfraquecidos - Juízes 6.6: Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor.
4. Tomados de baixa-imagem - Juízes 6:15: "Ah, Senhor respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família."
2 Quais Altares?
1. Dos deuses que querem ocupar o lugar do Deus Todo-Poderoso em nossa vida.(trabalho, carreira, esposo(a) filho, dinheiro, o nosso Eu)
2. Dos deuses que nos causam temores. (dividas, doenças, medo, síndrome de pânico, falência)
3. Dos deuses familiares. (ligações com laços familiares malignos herdados de nossos pais. Exp: consagração a "santos", benzedura, reverencia a parentes falecidos, idolatria do pai, da mãe, dos filhos.
4. Dos deuses que provocam dependência em nossa vida. (vícios, remédios, empréstimos, auto-piedade, sentimento de inferioridade)
3 Como fazer?
Primeiro vem o arrependimento e a confissão. Precisamos desfazer nosso comprometimento com os deuses do passado.
Dar o lugar de Deus ao Senhor e tirar todos "baal" de lá.
Oferecer a oferta, que é alvo de assolação do inimigo (a onde o diabo está te atacando, você colocará inteiramente nas mãos de Deus. Israel estava sendo atacado no mantimento, na alimentação, Gideão ofereceu um boi ao Senhor. Você vai ofertar ao Senhor aquilo que o inimigo tem te assolado).
Assumir que não tem medo dos deuses se refugiando em Deus - Juízes 6:10.
Revestir-se do Espírito Santo e tocar a trombeta, a rebate (fazer confissão de quem é o Senhor).
Agora você está pronto para vencer a guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário