Deus nos ama como somos, mas se recusa a deixar-nos como estamos... Max Lucado.
Deus trabalha em todas as circunstâncias para moldar o nosso caráter ao modelo de Jesus Cristo.
Rm 12.2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Precisamos conhecer o propósito e os instrumentos de Deus para moldar a nossa vida e nos deixar transformar por Deus e só então conheceremos o melhor para nós.
Deus usa o deserto para nos moldar: Dt 8.2: “Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.” O deserto é um lugar de escassez, onde os elementos vitais, como água e alimento, características básicas, quase não existem. É quando nossos recursos findam e nos vemos precisando depender de Deus. Deserto é quando o casamento chegou ao limite. É quando as contas estão mais que estouradas e os recursos acabaram. É quando a medicina desengana. O deserto é a escola de Deus para quebrantar, ensinar, fortalecer, curar e fazer milagre. Mas no deserto não estamos sozinhos.
Deus usa as perseguições para nos moldar: 2Co 12:8-10: “Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.” Paulo sabia que o espinho na carne era para moldar a sua vida. Devemos ter certeza que Deus não nos deixará sofrer sem propósito nesta vida. “Todas as coisas trabalham juntas para o nosso bem”.
Deus usa o tempo para nos moldar: Lc 8:13: “As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.” Gl 6.9: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” O tempo denuncia os fracos e covardes. Às vezes a demora na resposta de Deus é a própria provação. Temos que ter o nosso coração firmado em seguir sempre. “Ser fiel até o fim...”
Deus usa pessoas para nos moldar: Hb 13.7: “Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.” Ef 4.11, 12: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,” As pessoas e líderes ao nosso redor são instrumentos de Deus para nosso crescimento precisamos imitar a fé de pessoas que estão vencendo. Pastores e líderes foram colocados como presente de Deus para nós crescermos como filhos de Deus.
Cresça: 1Pe 1.13-20: “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’ Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.”
Vamos orar?
Senhor faz em mim a Tua vontade. Ajuda-me a crescer em Ti
Nenhum comentário:
Postar um comentário