sábado, 26 de fevereiro de 2011

Conspiração… gospel

 logo-blogtc
Podemos falar a Verdade e contar grandes mentiras usando um truquezinho fácil. Resumir em poucas palavras histórias que precisam ser bem contadas. Usar de falácias  de vários tipos (argumentos sem sustentação lógica), de silogismos simples demais e de argumentação que pressiona pela maioria… (Já publiquei aqui um texto sobre isso). Fico triste toda vez que vejo os cristãos se valerem de mentiras para tentar pregar o Evangelho ou adquirir vantagens.

Há muitos anos atrás, recebemos em nossa igreja missionários que estavam indo ao campo e precisavam levantar sustento. Em meio às pregações slides eram trocados e cada imagem contava uma história mais tocante que a outra. Umas das fotos mais impactantes (que, fiquei sabendo mais tarde, os missionário chamavam de ‘faz chorar’) era o carro-chefe na hora de emocionar o povo e levantar oferta.

O que era contado à igreja: Esta é a foto de um menino abandonado pelos pais para morrer de fome, o abutre estava esperando seu último suspiro. O fotógrafo que viu isso, suicidou-se pouco depois por causa do impacto desta cena.

Nos últimos meses a verdade sobre a foto tem sido divulgada na net. veja você mesmo o que acha.

Corria o ano de 1993, quando o repórter fotográfico de origem sul-africana, Kevin Carter, viajou a uma aldeia do Sudão e captou uma imagem que se converteu no rosto da fome na África e que já foi destaque em um par de posts do MDig. A fotografia que tornou Carter famoso apresentava a imagem de um garoto desnutrido prostrado no solo, espreitado por um abutre. Depois de mostrar a imagem ao mundo, o fotógrafo foi severamente criticado por não ter feito nada pelo menor.

Os pais do menor comentaram que Kong Nyong não caiu nas garras do abutre nem morreu de fome. De fato, na foto é possível ver que aquele bebê tinha uma pulseira de plástico com a inscrição T3 que era usada pela ONU nos lugares onde assistia e alimentava crianças desnutridas. Este fato desmente o mito de que o fotógrafo sul-africano teria abandonado o menor a própria sorte.

Enquanto os homens da ONU distribuíam trigo para as mulheres do povoado que saíram de suas choças de madeira. Silva foi buscar guerrilheiros, enquanto Carter não se afastou mais que uns poucos metros do avião. Segundo Silva, Carter estava surpreso, pois era a primeira vez que via uma situação real de fome, motivo pelo qual captou fotos de crianças famintas enquanto seus pais estavam preocupados recolhendo a comida do avião, deixando por um momento de dar atenção a seus filhos. Esta era a situação do menino da foto feita por Carter. Um abutre posou logo atrás e para enquadrá-los, Carter se aproximou bem devagar para não assustar o abutre, e fez a foto de uma distância de uns 10 metros.

Fonte: Descobrem suposta fraude em foto premiada de repórter suicida - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=17330#ixzz1F4EpVfZT

 

Minha opinião: Sempre fui a favor dos argumentos bíblicos e sem enfeite, e que qualquer recursos deve vir como ilustração. Continuo sonhando com bereanos na igreja brasileira.

Nenhum comentário: